"Para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso." (Isaías 41:20).

1 de dezembro de 2012

Igrejas - Rio de Janeiro


Olá, Meninas! E.... Meninos! rs

O post é longo e bem detalhado; consulte sempre que quiser ou precisar. Nosso assunto versa sobre um dos primeiros itens do check-list que o casal precisa atentar, caso o seu sonho seja realizar a Cerimônia Religiosa em uma Igreja.  Então, pensando nisso, para ajudar nesta missão deliciosa de escolha, pesquisamos e relacionamos pra você (por região) algumas das Igrejas mais procuradas, e também algumas que não são tão conhecidas - e que vale conferir -  no Rio de Janeiro. Agradáveis surpresas nesta pesquisa! Históricas, modernas, grandes, pequenas, de estilos variados e todas, lindas à sua maneira. Algumas são muito concorridas e a antecedência para assegurar a data chega a 1 ano ou mais; então, é mister que definida a data de seu casamento, o quanto antes, você e seu noivo iniciem as visitas àquelas que mais se credenciaram para ser o lugar do seu sonho. 



Um casamento é feito de detalhes, e aqui listamos também alguns aspectos importantes que precisam ser observados para que vocês caminhem confiantes RUMO AO ALTAR!   São eles: 

1 - Qual escolher?  
A escolha por esta ou aquela Igreja é uma decisão muito particular. Cada casal tem a sua preferência, que pode estar embasada pelo histórico familiar (seu batismo, casamento dos pais, ser do bairro...), amor à primeira vista ao conhecer, sonho de infância, enfim. Conversem a respeito, e definam juntos os motivos, grau de importância, e as características  de que não abrem mão. Importante é que ela reflita o espírito e estilo do casal, seja "A" imagem do seu casamento, e receba suas juras de amor de forma inesquecível.

2 - Localização - Logística
O ideal, é que o tanto quanto possível, seja de fácil acesso e esteja localizada próximo ao local da recepção. Assim, terminada a cerimônia, seus convidados não terão dificuldade para chegar. Seja porque não terão que dirigir por longa distância, ou que alguém se perca pelo caminho - o que pode ocorrer caso o trajeto seja longo,  não conheça, e/ou não esteja familiarizado com o local. É elegante facilitar um conforto a mais aos seus convidados, além de prático.

3 - Proporção
Toda noiva sonha com sua entrada triunfal e ser conduzida orgulhosamente por seu pai, caminhar linda RUMO AO ALTAR ao encontro do seu amado,  sendo recebida por uma igreja lotada retribuindo emocionada aos muitos sorrisos de alegria de seus convidados. Realmente é maravilhoso e inesquecível, um momento sublime e único, mas, para que seja impactante e com todo o glamour que você merece, é necessário atentar para o tamanho da Igreja. Independente do estilo, é dele que depende algumas considerações: 
  • Uma igreja muito grande, para um número pequeno de convidados, dá a sensação de vazio... Não fica bonito. E, por mais que o cerimonial os acomode "distribuindo" pelos bancos próximos ao corredor para sua passagem e do cortejo, ainda assim, o resultado nos registros amplos denuncia. Como os profissionais de foto e filmagem ficam no altar, têm uma visão privilegiada do todo, e por mais que se esforcem e usem toda a técnica, dependendo do ângulo em que se posicionam para registrar, captam a imagem da igreja ''vazia''. Pense nisso.
  • Uma Igreja muito pequena, ou Capela, para um número grande de convidados, dá a sensação de aperto, não fica bonito, além de desconfortável para todos. Deselegante ao extremo seus convidados não terem como se acomodar, se sentirem "prensados", ficarem em pé (mulheres de salto sofrem!), e não terem como sair discretamente caso precisem. Digo discretamente, porque qualquer movimentação, por menor que seja, causa desatenção nas pessoas ao redor. 
  • Considere o tamanho do seu cortejo (número de casais de Padrinhos, Damas e Pajens), pois a área do Altar deve ter espaço suficiente para acomodá-los confortavelmente, além de permitir a livre movimentação dos profissionais de foto/filmagem para que registrem sua cerimônia sob vários ângulos possíveis e permitidos.
  • Se o seu casamento for nos meses das estações mais quentes do ano e a igreja (além de pequena) não tiver ar condicionado, também é desconfortável! Roupa colando de suor, cabelos se desfazendo e maquiagem derretendo, não combina com elegância. Procure harmonizar e adequar todos estes detalhes à sua realidade.  Pense nisso também.
4 - Música
Em algumas igrejas, há restrições quanto às músicas a serem executadas, podendo apenas as Sacras ou Clássicas, não abrindo nenhuma exceção às populares/temas de filmes. Convém obter estas informações na própria igreja em que vai casar, para não haver contratempos na contratação dos músicos e, seguindo suas orientações, fazer as escolhas certas que agradem a vocês, e perfeitamente adequadas às normas estabelecidas.


5 - Horário  
Se você contratar a Igreja com exclusividade de horário, terá maior liberdade para sua chegada, porém, vale lembrar que todo atraso é deselegante. Antes era comum, hoje não mais. Algumas igrejas cobram uma MULTA pelo atraso, e outras encurtam a cerimônia sem a menor cerimônia rs. Atualmente a tolerância máxima para início é de 10-15 minutos, às vezes nem isso. Para que não se atrase, procure especificar no convite um horário em que você se arrume com calma, faça lindas fotos antes de ir para a igreja e que não dê margem ao atraso. Geralmente o trânsito é complicado nos grandes centros, e é bom prever engarrafamentos e aquela lentidão estressante. Aos padrinhos em especial, que cheguem 30 minutos antes. Pense que você já esperou tempo demais para estar linda diante de Deus e do homem da sua vida, e que agora você tem mais é que correr para seus braços, dizer SIM, e ser feliz pra sempre!!!!

6 - Serviços - Atenção especial aqui.
Algumas igrejas têm restrições quanto aos serviços  e só permitem aqueles cadastrados por elas. Procure verificar em sua escolhida, se tais serviços podem ser executados pelos profissionais escolhidos por você, ou apenas os autorizados.  Um alerta

Em algumas igrejas, dizem para que você se tranquilize pois há um serviço de cerimonial à sua disposição. NÃO caia nessa! Geralmente são senhoras participantes daquela paróquia, membros de alguma pastoral, que conhecem - em sua maioria - apenas as normas religiosas daquela igreja de acordo com as determinações do padre que a dirige, mas não de Cerimonial, Etiqueta e Protocolo. (Atenção: NÃO EXISTE Pastoral de Casamentos!)

Algumas destas senhoras são bem intencionadas e querem mesmo ajudar, interagem e se colocam à disposição do profissional... Somam! Já algumas outras, se intitulam cerimonialistas e são extremamente rudes, e por vezes até agressivas com os profissionais contratados que estão trabalhando no casamento... Não respeitam o profissional, o casal de noivos, nem os familiares e convidados presentes, uma vez que não se intimidam e fazem da grosseria a capa para seu pseudo "poder".  Sabe aquela necessidade boba de autoafirmação e mostrar às pessoas em volta que manda e desmanda no ''seu'' território? Pois é... É bem assim, viu! Toda cerimonialista tem uma história dessas pra contar, infelizmente. Passamos por cada situação, que vocês noivas nem fazem ideia. Eu mesma tenho algumas, e peço licença para ilustrar o que falo com uma.
Certa vez em uma determinada igreja (linda, por sinal), fui tratada grosseiramente. Chegamos lá, e como sempre fazemos,  estávamos na organização de nosso material de trabalho. Como já tinha trabalhado nesta igreja em outras ocasiões, conhecia algumas das pessoas presentes que me receberam muito bem, menos um rapaz; que logo à primeira vista, me olhou ''de cima até embaixo''. rs Como não ligo pra este tipo de coisa tão ''jardim de infância'', fui pra junto da minha equipe ultimar os detalhes. 
Em meio aos trabalhos, observei que o tal rapaz andava de um lado para o outro, de forma impaciente, supostamente ''trabalhando'' dando ordens de forma grosseira a alguns funcionários de limpeza da igreja, e olhava pra nós com cara de poucos amigos. Não gostei do jeito de tratamento com as pessoas, mas, como sendo um problema interno e não era com ninguém da minha equipe, não tinha como me intrometer. Pois bem... Já dentro do horário para começar o casamento... Estava recepcionando a Noiva no carro... Quando de repente, do nada, o tal rapaz resolveu ''aparecer'', literalmente. Totalmente descontrolado, em alta voz (pra não dizer, gritando) diante de todas as pessoas ali, começou a falar, falar, falar... Na hora que ouvi o falatório alto, até pensei que estivesse falando com algum funcionário da igreja como antes, mas não, era comigo!! Dizia do pórtico de mais de 200 anos, e emendava dizendo que não iríamos entrar, que isso, que aquilo... O moço vociferava tanto, e de forma tão desconexa, que fiquei com medo dele ter um infarte ali, na nossa frente, de tão alterado que estava, e todo mundo meio que atordoado sem entender nada do que estava acontecendo.  Até as equipes de fotografia e filmagem se aproximaram pra intervir!
Quem me conhece pessoalmente sabe do meu jeito... rs Pra quem não me conhece, sou super agitada e ágil na execução de minhas tarefas, mas muito calma diante de algum imprevisto; numa situação assim, respiro e penso rápido! Encontro um "sangue-frio" não sei de onde! rs Sem dizer 1 palavra, imediatamente olhei para o motorista e ele entendeu o ''recado'' na sinalização do meu olhar. Olhei para meus assistentes e eles entenderam de imediato também (equipe antenada linda, amo vocês!!!). Olhei para o tal rapaz, e sem fazer conta dele, calma e decididamente passei do seu lado, deixei falando sozinho, e segui até a secretaria para resolver. E resolvi. Com calma, educação e muita elegância. Sou ''a poderosa''? Não!!! Estou longe disso. Mas sei o meu lugar, as minhas obrigações e limitações, e quem já trabalhou comigo sabe como sou solícita, sem dificuldade alguma para pedir desculpas quando erro, e se erro. Prezo o trabalho em equipe porque somos todos peças de uma mesma engrenagem que pra funcionar direito, é preciso competência profissional e respeito no relacionamento interpessoal. Ninguém é melhor do que o outro; em nada. E é maravilhoso trabalhar com quem tem humildade de reconhecer isso. 

Conclusão disso tudo que disse acima: Até mesmo por nosso histórico de bons serviços anteriores nesta mesma igreja, nossa equipe não só entrou, como tivemos toda liberdade e respaldo para realizar um trabalho digno como sempre fizemos, fazemos e nos propomos desde o início. Foi um casamento lindíssimo, mas atrasado em 15 minutos por causa deste constrangimento desnecessário e lamentável. O rapaz? Não o vi mais durante a celebração. Após o casamento, quando já saíamos, recebemos inúmeros pedidos de desculpas da responsável pelo local e ela nos disse ser ele  membro da paróquia e estagiando na coordenação interna. Como nenhuma outra noiva minha resolveu casar-se nesta igreja, não sei se ainda pertence à paróquia; enfim... Vida que segue e que Deus o abençoe onde estiver. Respeito não é imposto, é conquistado. E graças a Deus, conquisto por onde passo porque trabalho limpo, honestamente, com muita dedicação, amor e comprometimento, e porque Ele esta à frente de tudo que faço.

Amada noiva, fique atenta. O que ilustrei aqui, algumas colegas do Rio e de outras cidades/estados relatam que tem acontecido de forma frequente; é pratica comum, infelizmente. Particularmente, penso que isso se deve a dois principais motivos, que ramificam a outros tantos na sequência, para o que vem acontecendo e que é desconhecido de vocês noivas até que precisem e se vejam frente a eles:




  • 1º - Não era o caso desta igreja acima, mas, algumas privilegiam profissionais que contribuem com seus "livrinhos", assim chamado um registro de contribuições de fornecedores para indicações de trabalho. Sim, é isso mesmo: quem não participa do ''livrinho'', não é indicado aos noivos e muitas vezes proibidos de trabalhar porque não são cadastrados. Credito a isso, o não aceitarem nem permitirem o trabalho daqueles profissionais "de fora", escolhidos espontaneamente pelos noivos. Não são todas - que fique claro! - mas em algumas, as noivas (querendo muito se casar ali) se veem sem alternativas e são levadas a fechar seus contratos somente com aqueles determinados fornecedores cadastrados que constam nesses caderninhos, em flagrante venda casada. Concordo e estimulo que haja uma "peneira" para separar os bons dos maus profissionais, visando única e exclusivamente o melhor para os noivos, mas que ela seja limpa, sem $$ envolvido; onde o profissional seja indicado pela competência, e o mau profissional contraindicado pelo mesmo motivo.

  • Repito: Não existe nenhuma Pastoral de Casamentos formalizada pela Cúria com a finalidade de Cerimonial. O que existe, são membros da comunidade, que nas paróquias formam a Pastoral de Casais que é responsável pela ministração de palestras no obrigatório Curso de Noivos, e também organização e execução do conhecido ECC - Encontro de Casais com Cristo, um congresso para casados.  Não existe nenhuma influência ou ingerência da CNBB para que os noivos contratem somente os profissionais indicados/autorizados pelas paróquias; estes, são acordos internos e próprios de cada uma que o pratica. Algumas igrejas, inclusive, não indicam ninguém; são completamente neutras no processo, com a livre escolha do casal quanto a quem vai prestar-lhe serviço. Se é você que vai pagar pelo serviço, é também quem determina quem vai executar e ponto; é uma liberdade que você tem. Se alguma insistir e não abrir mão dos profissionais que indica, vai de você aceitar, ou casar em outro lugar que te dê liberdade de escolha. A paróquia escolhida também não pode proibir seus contratados de trabalharem no seu casamento caso não estejam cadastrados nela. É ilegal esta proibição. Abro aqui um parêntese para uma informação importante: segundo Fátima Lemos, Assessora Técnica do PROCON de SP, tanto a Igreja quanto qualquer outro espaço que realize casamentos, pode oferecer um pacote de serviços que inclua decoração, músicos e etc, mas em hipótese alguma pode impor esta contratação dos fornecedores, e orienta: "Isso é uma imposição e cerceia o direito de escolha dos noivos. Quem estiver contratando, tem o direito de verificar o que é mais vantajoso, caso contrário é prática abusiva. Os gastos da igreja ou da empresa, devem estar embutidos no valor da taxa cobrada para a realização da cerimônia, e não desta forma." Além disso, ela explica que, embora haja esse direito dos noivos levarem os fornecedores que desejam para realizar a cerimônia, é importante que estes profissionais respeitem o ritual e as regras do espaço. E se em algum momento houver imposição, os noivos podem tentar, primeiro, conversar para evitar problemas. E conclui: "Mas, se não houver acordo, é possível fazer uma reclamação no Procon e ter esta exigência por escrito. E se houver algum dano ou prejuízo durante a cerimônia, os noivos podem pedir indenização por danos morais depois".  
  • A igreja é um local aberto à visitação pública, sem nenhum proibitivo de entrada e/ou saída de quem quer que seja, bem como o tempo de permanência nos horários determinados de funcionamento.  O que existe, e que devem ser seguidas à risca, são as regras e diretrizes das Dioceses para cada paróquia sua subordinada. As regras principais são comuns a TODAS as igrejas no Brasil. São de cunho religioso e relativas aos ritos sacramentais, e o comportamento respeitoso quanto à sacralidade do lugar deve ser de todos, não só de profissionais. No interior de uma igreja se tem os chamados lugares litúrgicos onde são realizadas as ações dos ritos sacramentais do casamento e o sacerdote tem autonomia para regular o que pode, como pode, e o que não pode ser feito durante a cerimônia. Cabe a nós profissionais nos adequarmos e prestarmos serviços como auxiliadores que somos, respeitando as orientações e regras práticas daquele local, e que se fazem necessárias para que todos possam desempenhar suas funções de modo pacífico e tranquilo, evitando conflitos que só acarretam desgastes. Nas grandes capitais se tem uma maior liberdade para trabalhar, e, a menos que alguém esteja promovendo desordem ou desrespeito a alguma destas regras fundamentais, o direito de ir, vir, e permanecer, é garantido pela Constituição Federal a todos os cidadãos. Geralmente, os noivos ao contratarem o local recebem uma lista de exigências e de orientações. Inclusive, estas informações devem constar bem especificadas também no contrato. Se não receberem, peçam! Leiam com atenção, perguntem tudo que tiverem dúvida, vejam se existem proibitivos diversos e/ou a fornecedores de fora. Ao concordarem, assinarem e pagarem pelo aluguel do espaço, entreguem uma relação nominal dos seus fornecedores diretos para a cerimônia que foram contratados. Se não for repassado posteriormente a vocês alguma restrição e/ou impedimento de serviços de algum deles, fiquem tranquilos porque eles terão todo o direito de estarem e permanecerem ali pelo tempo locado, prestando seus serviços do melhor modo, de forma discreta e  não interferindo na cerimônia em si. Antes de contratar, procure saber de tudo que é permitido ou não, para não haver constrangimentos desnecessários a ninguém. Dúvidas? Saiba o que de fato é permitido e quais são os direitos dos noivos. Confira na íntegra, o MANUAL DOS NOIVOS - Procon/SP, >> AQUI.
  • 2º - Existe também o outro lado da moeda. Para sermos justos e imparciais, temos que apontar também, o outro lado da questão. O casamento é uma celebração religiosa cujo rito deve ser respeitado pelas pessoas presentes e por aqueles que estão no local a serviçoOcorre que nem todos os profissionais conhecem a conduta a adotar, e isso, não poucas vezes causa transtornos durante a celebração. Por favor, não me interpretem mal. Estou sendo realista, e de forma alguma desmerecendo alguém ou faltando com a ética ao mencionar isso, mas, alguns acabam colocando em risco todo o seu casamento porque desconhecem o básico de Cerimonial Social e Religioso. Não se informam, e desrespeitam normas gerais e importantes porque não as conhecem, estão despreparados e consideram que vestir um terninho preto e organizar a entrada do cortejo, é fazer Cerimonial de casamentos. Não é! Necessário buscar conhecimento e se qualificar, conhecer regras eclesiásticas, litúrgicas, de etiqueta social e precedências, ler de ponta a ponta (e várias vezes!) o ''livro vermelho'' (a finalidade deste é outra! rs) pra saber exatamente o porquê de "A" e não de "B" em determinado momento da cerimônia. Estudar. Não basta amar o que faz, é preciso estudar sempre. É também necessário formar e treinar uma equipe forte, eficiente, coesa e proativa que trabalhe em conjunto, se adapte, e não erre afrontando o estabelecido. Muitas igrejas contraindicam profissionais por conta da não observação das regras fundamentais. Esse é um problema de resolução simples para o profissional: estudar e se adequar. Pra resultados positivos e de excelência, é preciso além de amar o que se faz, investir tempo, dinheiro, esforço, sacrifício familiar, se reciclar e aprender sempre. Fazer realmente com amor na realização do amor de outras pessoas, mas com competência. Sem eles, nada dá certo. Por causa de alguns, o ''justo paga pelo pecador'' porque todos os outros profissionais são enquadrados em um mesmo perfil negativo, infelizmente! 
Muito cuidado ao contratar, queridas. Busque economia sim, porque não tá fácil pra ninguém, mas também, e principalmente, busque qualidade. Tenha apurado senso crítico ao analisar as propostas de orçamento que receber e desconfie do barato demais, do que estiver fora da média. Não se consegue comprar um Porshe pagando o preço de um fusca, não é?! Desconfie e pesquise muito. Nem sempre o mais caro é o melhor, mas, com toda certeza, o mais barato não vai te dar o melhor; não se iluda (Por experiência própria, falei sobre isso aqui). Procure se cercar das melhores garantias e referências antes de contratar. Não faça leilão esperando fechar pelo menor preço; além de preço não ser sinônimo de valor, é um grande desrespeito com o profissional, pois, cada um trabalha de uma forma e tem seus diferenciais no que oferece. Alguns dão descontos, outros um brinde; depende muito do que você procura e tem decidido que quer pro seu casamento. É bem verdade que alguns visam apenas o "glamour" que acham a profissão tem e o chamado sucesso. O tal sucesso também é relativo; tem uma medida para cada um. Pra uns,  é querer estar na mídia e ser famoso no meio. Nada contra(!); cada um sabe de si! rsrs Já pra outros - e eu concordo -, a visão de sucesso é trabalho sério, focado e comprometido, bem executado e com qualidade, atender bem aos noivos de todos os orçamentos e ver concluído com excelência. Este VALOR, não tem PREÇO e é, sem dúvida alguma, a base do sucesso do profissional e o que se espera em um evento. Um trabalho bem feito é sempre reconhecido e respeitado por quem de direito na hora certa. 
Se você gosta do trabalho de determinado fornecedor, marque uma reunião pra conhecer melhor o trabalho e a pessoa, converse pessoalmente sobre o que quer, e não se atenha apenas ao preço recebido na proposta do e-mail descartando de cara o fornecedor,  tendo um pré-conceito de que não pode pagar antes de saber tudo que pode ser oferecido, combinado, parcelado e definido dentro das suas possibilidades. Cada caso é um caso, e cada casamento é único também; valorize o seu, dando oportunidade ao fornecedor de apresentar o que de melhor ele pode fazer por você. O tempo é curto pra tantas coisas, eu sei, mas seu casamento é um dia especial demais. A Assessoria te dá a base para as demais contratações e você realmente vai precisar. E fechando com antecedência, mesmo que você queira apenas para o dia do casamento, vai garantir sua data na agenda do profissional, receber consultoria  durante os preparativos, será melhor para flexibilizar os pagamentos, ter indicações de outros profissionais necessários ao check-list com valores melhores no custo-benefício, e terá seu casamento com o seu jeito e da forma que pode e quer. E repito: Se o valor pelos serviços está acima do que pensou ou pretende pagar, sentem, conversem e estudem juntos uma forma que atenda bem ambas as partes. O profissional sério que realmente ama o que faz, vai buscar alternativas para fazer seu casamento acontecer dentro das suas possibilidades, sem te prometer o que não pode cumprir. Fórmula mágica não existe, mas é conversando que se entende, certo?!  Lembre-se: para um concerto grandioso, é preciso uma plateia atenta, uma orquestra afinada e um talentoso maestro para dirigi-la. Com seu casamento não é diferente, é preciso um excelente cerimonial para harmonizar profissionais, encantar convidados e atender bem, a vocês noivos e suas famílias. Pense nisso com muito carinho.

Obrigada por ter chegado e lido até aqui; foi com carinho que escrevi cada linha. 
Desejo uma boa escolha da igreja e que nela vocês vivam a mais linda emoção! 
Que no seu grande dia, os toques alegres dos sinos anunciem a visita de centenas de milhares de Anjos trazendo nas mãos, da parte de Deus, 
toda sorte de bênçãos e felicidade para suas vidas!! 
Vamos a Elas!!!!

 CENTRO


Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Os casamentos na Catedral de São Sebastião, são realizados de segunda à sexta-feira 
das 8h00 às 16h00, na Capela do Santíssimo - que fica atrás do altar  -
e tem capacidade para abrigar 200 pessoas sentadas.
Contatos diretamente na Secretaria Paroquial.
Avenida Chile, 245 - Centro
Telefones: 2240-2669 | 2240-2869 | 2262-1797 

 

Nossa Senhora do Carmo - Antiga Sé


Curiosidades

Teve o título de Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro até o ano de 1976, 
quando foi inaugurada a Catedral Metropolitana da Avenida Chile. 
Por isso chamada hoje de Antiga Sé. 

É a única catedral na América do Sul que: 
  • Presenciou a sagração de um Rei (D. João VI)
  • A coroação e casamento de dois Imperadores (D. Pedro I  e  D. Pedro II),
  • O casamento da Princesa Isabel com o Conde D'Eu 
  • A ordenação do primeiro Cardeal na América Latina (Cardeal Arcoverde), 
  • E repousam em sua cripta, parte dos restos mortais de Pedro Álvares Cabral - Descobridor do Brasil.



Rua Sete de Setembro, 14  
Entrada  pela Rua Primeiro de Março
Telefone: 2242-7766

Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Rua do Carmo, 46   
Entrada pela Rua Primeiro de Março
Telefone: 2242- 4828

São José (Irmandade do Glorioso Patriarca São José)

Padroeiro das Famílias - 19 de Março

Avenida Presidente Antonio Carlos, S/Nº
Ao lado do Palácio Tiradentes - ALERJ 
Telefone: 2533-4545

 

Nossa Senhora da Candelária





 




























Praça Pio X, S/Nº
Ao final da Avenida Presidente Vargas
Telefones: 2253-4410 | 3211-7000 | 2233-2324
Contato: cande@candelaria.com.br


Ordem Terceira de São Francisco de Paula


Largo de São Francisco, S/Nº

Telefones: 2509-0068 | 2509-0069 | 2509-0070


Santa Cruz dos Militares



Rua Primeiro de Março, 36
Telefone: 2509-3878


Nossa Senhora do Bonsucesso


(Irmandade Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Isabel)


Rua Santa Luzia, 206
Telefones: 2220-3001 | 2517-8008




Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores




 Rua do Ouvidor, 35 
Entrada pela Rua Primeiro de Março

Telefone: 2509-2339





Nossa Senhora do Montserrat - Mosteiro de São Bento



Rua Dom Gerardo, 68
Telefones: 2206-8100 | 2263-5679
Observação: Casamentos exclusivamente para ex-alunos do Colégio São Bento



Convento de Santo Antonio



Largo da Carioca, S/Nº
Telefones: 2262-0129 | 2262-1201 | 2262-3772


Matriz de Sant'Ana

Padroeira Secundária da Cidade do Rio de Janeiro

Praça Cardeal Dom Sebastião Leme, 11
Próxima à Central do Brasil e à Praça XI
Telefones: 2224-0710 | 2222-1299
E-mail: igrejasantanario@terra.com.br


Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro


Largo da Lapa, s/nº
Telefone: 2221-3888


Virgem Mártir Santa Luzia


 Rua Santa Luzia, 490
Telefone: 2220-4367

Nossa Senhora da Lampadosa


Avenida Passos, 13
Telefones: 2221-0351 | 2224-0898

Ordem Terceira de Nossa Senhora do Terço


Rua Senhor dos Passos, 249
Telefone: 2224-3674


Santo Antonio dos Pobres

Antes da reforma

 
Agora, totalmente reformada:
Rua dos Inválidos, 42
Telefones: 2222-2586 | 2252-7198

Santa Rita de Cássia


Largo de Santa Rita, S/Nº
Telefones: 2253-7564 | 2233-2731

Nossa Senhora de Fátima


Rua Riachuelo, 367
Telefones: 2232-3640 | 2508-6581
E-mail: snsf@veloxmail.com.br

 

Catedral Presbiteriana


Rua Silva Jardim, 23   
(Próxima à Praça Tiradentes e Avenida Chile) 
Telefone: 2262-2330
Site: www.catedralrio.org.br

 

Nossa Senhora da Salette


Rua Catumbi, 78 - Catumbi
Telefones: 2502-1564  |  2502-9540
Site: www.nsrasalette.org.br


Ordem Terceira de São Francisco da Penitência 

Considerada a expressão máxima do barroco brasileiro, ela se "esconde" por trás de uma fachada simples, 
no alto do morro de Santo Antônio, no Largo da Carioca, ao lado do Convento de Santo Antonio. 
Pela sua localização é muitas vezes confundida como parte da igreja do Convento, 
e são poucas as pessoas que - no corre-corre do dia a dia do centro da cidade - 
reparam que ali existem, na realidade, duas igrejas.

 Largo da Carioca, 5
Telefone: 2262-0197


ZONA SUL

CATETE * GLÓRIA * FLAMENGO * BOTAFOGO * LARANJEIRAS * URCA

COPACABANA * IPANEMA * SÃO CONRADO * LAGOA * JARDIM BOTÂNICO


Matriz de Nossa Senhora da Glória


Largo do Machado, S/Nº - Catete
Telefones: 2225-0735  |  2225-1957
E-mails: secretaria@nsdagloria.com  |  matrizsrsdagloria@hotmail.com

Irmandade Imperial de Nossa Senhora da Glória do Outeiro - Outeiro da Glória


Praça Nossa Senhora da Glória, 135 - Glória
Telefone: 2225-2869
Site: www.outeirodagloria.org.br

Capela Real Nossa Senhora das Graças - Romão Duarte


Rua Paulo VI, 60 - Flamengo
Tel. 2558-7961  |  2558-6194 (Ramal 31)


Santíssima Trindade


   
Rua Senador Vergueiro, 141 - Flamengo
Telefones: 2553-3114 |  3627-3201
E-mail: trindadesstasecretaria@gmail.com


Capela de Santa Terezinha - Palácio Guanabara


Rua Pinheiro Machado, S/Nº - Laranjeiras
Telelefone: 2334-3301



Matriz da Imaculada Conceição


Praia de Botafogo, 266 - Botafogo
Telefone: 2551-7948
Site: www.basilica-imaculada.com.br  |  E-mail: basilicaimaculada@gmail.com

Nossa Senhora das Graças


Rua São Clemente, 446 - Botafogo
Telefone: 2266-4166
Site: www.igrejansdasgracas.org.br



Sagrado Coração de Jesus - Colégio Santo Inácio


Rua São Clemente, 226 - Botafogo
Telefone: 3148-6200


Nossa Senhora do Brasil


Avenida Portugal, 772 - Urca
Telefone: 2295-0496

São Paulo Apóstolo


Rua Barão de Ipanema, 85 - Copacabana
Telefones: 2255-7547  |  2256-5150  | 2255-0478
Site: www.paroquiasaopauloapostolorj.com.br  |   E-mail: p.saopauloapostolo@terra.com.br


Paróquia da Ressurreição


Rua Francisco Otaviano, 99 - Copacabana
Telefone: 2247-4260
Site: www.paroquiadaressurreicao.com.br  
E-mail: paroquia@paroquiadaressurreicao.com.br

Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima


Rua Hilário de Gouveia, 36 - CopacabanaTelefones: 2548-5095 | 2547-3982E-mail: casacopa@terra.com.br

 

Nossa Senhora da Paz


Rua Visconde de Pirajá, 339 - Ipanema
Telefone:  2523-4543
Site: www.nspaz.org.br

Igreja da Divina Providência


Rua Lopes Quintas, 274 – Jardim Botânico 
Telefone: 2512-9147

Santa Margarida Maria

Rua Frei Solano, 23 - Lagoa
Telefone:  2286-9596
Site: www.santamargaridamaria.com.br


Pequena Cruzada de Santa Terezinha do Menino Jesus

Avenida Epitácio Pessoa, 4866 - Lagoa
Telefone: 2286-0644
Site: www.pequenacruzada.org.br

Capela de Santa Inês


Rua Mary Pessoa, 91 - Gávea
Telefone: 2274-2402   |   2274-2248
Site: casasantaignez.blogspot.com



Capela de São Conrado


Estrada da Gávea, 904 - São Conrado
Telefone: 3322-0560




ZONA NORTE


TIJUCA * ALTO DA BOA VISTA * VILA ISABEL * GRAJAÚ * MÉIER

Basílica de São Sebastião  

(Irmandade dos Frades Capuchinhos)


Rua Haddock Lobo, 266
Telefones: 2569-2852 | 2569-6416

Curiosidades: Apresenta na fachada um mosaico ilustrando a fundação da cidade; guarda em seu interior as relíquias do Morro do Castelo, onde era localizada anteriormente: a imagem original de São Sebastião trazida de Portugal, e o marco da fundação da cidade. Repousam em sua cripta, logo abaixo do altar-mor, identificados por uma lápide, os restos mortais de Estácio de Sá - Fundador da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.



Santuário de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa



Rua Doutor Satamini, 333

Telefone: 2502-6349 

Matriz de São Francisco Xavier



Rua São Francisco Xavier, 75 

Tel. 2234-2094 | 2234-2095

Site: http://www.paroquiasfx.com.br/  |  E-mail: psfx@paroquiasfx.com.br

Santo Afonso


Rua Barão de Mesquita, 275
Telefones: 2264-6162 | 2264-6462  - Ramal 227
Site: www.santoafonsorj.org.br  |  E-mail: santoafonsorj@santoafonsorj.org.br


Nossa Senhora do Líbano


Rua Conde de Bonfim, 638

Telefones: 2288-9220 - 2208-4846


 

Capela do Colégio Marista São José



Rua Conde de Bonfim, 1067  
Telefone: 2176-8000 (Ramal: 8021)


Capela de Nossa Senhora das Graças - Colégio Militar

Rua São Francisco Xavier, 267
Telefone: 2567-5789


Basílica de Santa Terezinha do Menino Jesus


Rua Mariz e Barros, 354 
Telefone: 2569-8904


Capela de Nossa Senhora da Conceição do Brasil

(Hospital Gaffrée e Guinle)

Rua Silva Ramos, 100 (Entrada da Capela)
Rua Mariz e Barros, 755 -Tijuca (Entrada do Hospital)
Telefone: 2228-8969

Basílica de São Pedro - Príncipe dos Apóstolos


Avenida Paulo de Frontim, 566 - Rio Comprido
Telefone: 2293-8136

Capela Santo Cristo dos Milagres


Foto: Floratis Decorações
Foto: Adriana Catarino Decorações
Estrada da Paz, 1626 - Alto da Boa Vista
Telefone: 2492-5374


Capela de Nossa Senhora da Luz


Estrada das Furnas, 220 - Alto da Boa Vista
Telefone: 2492-2144
E-mail: nsdaluz@terra.com.br | E-Mail: nsdaluz@gmail.com

 

Capela Mayrink

Parque Nacional da Tijuca
(Administrada pela Capela Nossa Senhora da Luz)

Estrada das Furnas, 220 - Alto da Boa Vista
Telefone: 2492-2144
E-mail: nsdaluz@terra.com.br | E-Mail: nsdaluz@gmail.com


Basílica Menor de Nossa Senhora de Lourdes de França

Esta Igreja é muito especial para mim. Aqui meus pais se casaram, comemoraram suas Bodas de Prata, também onde eu e minha irmã fomos batizadas, e todas as celebrações com o mesmo padre: Cônego Sérgio Monteiro Saldanha. E foi a Igreja onde iniciei meu trabalho como Assessora-Cerimonialista em 1991. 


Altar esculpido na rocha formando uma gruta, assim como na Basílica Maior de N. Srª de Lourdes, na França.
Av. 28 de Setembro, 200 - Vila Isabel
Telefone: 2568-3821 | 2254-3592


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


  
 
Fotos: Fleur Decorações Florais

Praça Edmundo Rego, 27 - Grajaú
Telefone: 2576-0398 

Basílica Menor do Imaculado Coração  de Maria


 Rua Coração de Maria, 66 - Méier
Telefones: 2501-3553 | 2501-4574

Sagrado Coração de Jesus


Rua Carolina Santos, 143 - Méier
Telefone: 2595-5212
Site: www.iscj.com.br  |  E-mail : iscj@iscj.com.br



MADUREIRA * MARECHAL HERMES * VILA MILITAR * PIEDADE 

Paróquia do Santo Sepulcro


Rua Sanatório, 310 - Madureira
Telefone: 3899-4750

Matriz de Nossa Senhora das Graças




Rua Capitão Rubens, 55 - Marechal Hermes
Telefones: 3340-5816  |  3390-6837 - Ramal 200
Site: www.dasgracas.com.br  |  E-mail: nossasenhora@dasgracas.com.br

 

Paróquia e Capelania Militar de São Sebastião

 
Avenida Duque de Caxias, 760 - Vila Militar - Deodoro
Telefone: 2457-4303 | 2457-4160
Site: www.saosebastiaodeodoro.com.br   
E-Mail: saosebastiaodeodororj@live.com.br

 

Paróquia de São José

Rua Salustiano Silva, 27 - Vila Militar - Magalhães Bastos
Telefone: 2301-1440
E-Mail: paroquiasaojose_mb@yahoo.com.br 

 

Matriz do Divino Salvador


Rua Divino Salvador, 153 - Piedade
Telefone: 2596-5138

ZONA LEOPOLDINA

(A complementar)

BONSUCESSO * RAMOS * OLARIA * PENHA * ILHA DO GOVERNADOR


Matriz de Nossa Senhora de Bonsucesso

Rua General Galiene, 122 - Bonsucesso
Telefones:  2260-7341 | 2280-0244


Matriz de São Geraldo

Esta Igreja eu conheço bem, pois moro muito próximo. É enorme, e seus vitrais são lindos!

Rua Leopoldina Rego, 344 - Olaria
Telefone: 2564-1282
E-mail: matrizsaogeraldo@hotmail.com  |  Site: matrizsaogeraldo.vilabol.uol.com.br


Caso a Igreja dos sonhos não esteja nesta relação, em breve, a inclusão das que faltam acima, e mais: 
Região Oeste, Barra da Tijuca, Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo.

Estamos em fase de pesquisa das igrejas nestes locais acima.  

Este é nosso post de maior visualização de todo o blog, e gostaríamos de saber se ele foi útil a você. Se deseja que alguma igreja em especial figure nesta relação e queira também colaborar com nossa pesquisa,  deixe seu pedido  e sugestões nos comentários  e/ou nos envie dados e fotos creditadas da igreja, com o título no assunto Igrejas do Rio, para o email rumoaoaltar@ig.com.br



Beijosssss,






As imagens que ilustram esta postagem foram indexadas sem qualquer alteração, e algumas possuem a assinatura do fotógrafo em marca d'água atestando sua procedência. As que estão sem identificação, de igual modo, foram coletadas da internet ou recebidas por e-mail ao longo do tempo, e é impossível nomeá-las. Sendo você o proprietário de alguma delas, peço a gentileza de entrar em contato através do e-mail rumoaoaltar@ig.com.br que lhe darei os devidos créditos. Não desejando sua exposição, farei a retirada imediata da imagem na postagem, após solicitação pelo mesmo endereço eletrônico

8 comentários:

Ingrid Ferreira disse...

Ótimo post!
Só faltou a capela do hospital Gaffrée e Guinle, na Tijuca (Capela Nossa Senhora da Conceição). É lindinha demais.
E tb a capela Mairynk, na floresta da Tijuca.

Rumo ao Altar! | Por Jussara Zangerolame disse...

Obrigada pela sugestão e lembrança destas igrejas, Ingrid! Vou providenciar a pesquisa das imagens, e repostar incluindo assim que as conseguir. Fico feliz quando, através dos comentários de vocês, vejo que estou sendo útil, pois é o retorno de um trabalho que faço com amor! Maravilhoso contar com sua visita e participação no blog, comente mais vezes!! Seja sempre bem-vinda, viu!!

Beijão carinhoso!
Jussara Zangerolame

Rumo ao Altar! | Por Jussara Zangerolame disse...

Olá, Ingrid! São mais que bem-vindas sempre as suas sugestões, viu! Fiz a pesquisa como havia prometido a você, e já se encontra na listagem as duas capelas: Mayrink no Alto da Boa Vista, e a de N. Srª da Conceição do Hospital Gaffrée e Guinle. Continue a nos prestigiar com seus comentários e sugestões sempre que desejar, ok?

Uma linda e abençoada semana pra você!
Beijo carinhoso,
Jussara Zangerolame

Unknown disse...

Oi Jussara! Estou aguardando as igrejas das outras regioes que voce mencionou!
O seu post é maravilhoso!!!!

Cinemacela disse...

Olá!!! Adorei!! É a lista mais completa que achei na internet. Faltou a Nossa Senhora da Penha. Igreja lindíssima e com uma vista maravilhosa!

Rumo ao Altar! | Por Jussara Zangerolame disse...

Olá, Camila Lima, grande alegria em receber seu comentário, flor! Então... Estou tendo que refazer TODA a pesquisa [Estava finalizando, já... :( ] porque meu HD externo com todos os dados e imagens queimou. Trabalhão juntar tudo de novo, mas, vamos que vamos! rsrrs Prometo que vou pesquisar com mais afinco para logo, logo postar, está bem?! Obrigada pela visita e pelo elogio ao post; sejas sempre bem-vinda e comente mais vezes! Precisando de Cerimonialista, estou a postos para te ajudar no que desejar, ok?

Uma linda e abençoada semana pra você, flor!
Beijo carinhoso,
Jussara Zangerolame

Rumo ao Altar! | Por Jussara Zangerolame disse...

Olá, Marcela!
Obrigadaaaaaaaaaaaaa! Realmente, a Igreja da Penha é uma das mais lindas do Rio de Janeiro; conheço bem porque moro em Olaria. rsrs Como disse à Camila Lima, estou refazendo a pesquisa de imagens e dados porque meu HD (com tudo) queimou :(! Vou tentar postar a da Igreja da Penha em breve, ok?
Alegre por contar com sua visita e participação no blog, comente mais vezes, viu!!! Sejas sempre bem-vinda, flor!
Uma linda e abençoada semana pra você!
Beijo carinhoso,
Jussara Zangerolame

Rumo ao Altar! | Por Jussara Zangerolame disse...

Meninas, indiquem nosso post a outras noivinhas, e participem de nosso blog! Será um prazer ver seu rostinho na lista de quem nos acompanha!

Curta nosso trabalho nas redes sociais:
Facebook, Twitter, Google +, Pinterest, Instagram...

Beijosssssssssssss