"Para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso." (Isaías 41:20).

24 de fevereiro de 2013

Cerimonialista - Quem é?





Olá meninas!... E meninos! rs

Após um período sem postar, procurando algumas coisas bacanas para dividir, me deparei com um texto da   Cerimonialista Mônica Lourenço, da Brides Assessoria, que resume exatamente TUDO que cerca nossa profissão, nosso mundo dos casamentos. Uma explicação detalhada para quem conhece, já ouviu falar, mas não sabe muito bem o que é, quando é feito, como é feito, e porque dos detalhes que fazem diferença em nossos serviços. Você, noivinha, vai ter agora a oportunidade de sanar algumas dúvidas que tem. Caso surjam outras, estarei à sua disposição para dirimir todas. Entre em contato. Grande beijo

Segue o texto, na íntegra.






Quando Nem Tudo Sai Perfeito!



O que faz uma cerimonialista? O que uma cerimonialista NÃO faz? Quanto custa?





ORGANIZAR, ASSESSORAR, CONFERIR...
"Estou há tempos pensando em como escrever este post. Não se trata exatamente sobre os imprevistos de um casamento, fala mais sobre o que faz uma cerimonialista.   
Porque esta é uma pergunta que muita gente me faz, e também, porque esta é uma pergunta que muita gente não faz, e acaba pensando coisa errada.



A principio posso dizer que tenho dois tipos de clientes: A com POUCA expectativa, e a com MUITA expectativa. A cliente, com POUCA expectativa, é aquela que chega até você sem saber o que você faz, acha que na verdade você é a "tiazinha" da porta da igreja que vai arrumar a fila de entrada dos padrinhos. Quando você enumera tudo que uma cerimonialista faz, ela exclama:
 “- Caramba, tudo isso!?”

A cliente, com MUITA expectativa, acha que além de você fazer todas as atividades de cerimonialista, você deveria ser também decoradora, florista, babá das crianças da festa, segurança etc... etc... Isso tudo, claro, pela metade do preço que você cobra. 
Valorizar o trabalho dos outros pra quê né?
Não é fácil ser cerimonialista, dá bastante trabalho. E não, não é qualquer um (vulgo amiga da noiva, tia, madrinha) que pode realizar este trabalho durante a sua festa.

Então vamos lá... Afinal, o que faz uma cerimonialista?

Eu já apresentei alguns textos sobre o assunto, e até temos uma descrição do serviço no site, mas sempre me perguntam tim tim por tim tim então vou explicar item por item, sempre tendo em mente que o trabalho efetivamente da cerimonialista é ORGANIZAR. Sim, este é o verbo. Você vai contratar uma cerimonialista para organizar o seu casamento. O profissional que vai colocar as coisas em ordem. Vai montar com você e seu noivo todo o evento.

Antes do evento - Reuniões periódicas e auxílio na escolha dos fornecedores;
Desde o momento em que você fecha o contrato temos comunicação periódica para tirar as dúvidas dos noivos, sobre que fornecedor contratar, sobre roupas, sobre quantidades, dúvidas quanto à decoração, indicação de fornecedores, aconselhamento sobre o número de convidados, sobre os itens que devem ser comprados e levados para o dia do casamento, sobre locais, valores etc... Antes do casamento a cerimonialista vai ASSESSORAR os noivos.

Comunicação com os fornecedores contratados para alinhamento de informações e verificação dos contratos.
Participamos da reunião de decoração e anotamos as escolhas dos noivos, para que no dia possamos conferir que tudo que você decidiu é o que está apresentado. (Isso impede de ter alguma confusão e de repente você chegar em um casamento todo rosa, quando na verdade escolheu amarelo!)

Reunião com os noivos e check-list de atividades e fornecedores;
Quem vai trabalhar no seu casamento, que horas vai chegar, como vai proceder, o que precisa trazer, o que foi combinado com os noivos, todas essas questões são repassadas e conferidas com a equipe de cerimonial que vai organizar e cuidar para que todos os fornecedores trabalhem interagindo sem problemas ou falhas de comunicação.

Definição de modelo de cortejo e cronograma da cerimônia e recepção junto com os noivos e ensaio;
Como será a entrada, quem entra primeiro, quem entra com qual música, que horas entra a aliança, como será a saída, quem sai primeiro, o que fazer depois que sair, etc... E claro ensaiar todo mundo é fundamental.



Isso tudo é o que vai acontecer antes do dia do casamento.
E então chega o big day, qual o papel da cerimonialista?

No dia do casamento a cerimonialista começa a trabalhar cedo, a principio levando todas as coisas da noiva para a casa de festa (guardanapos de tecido, lembrancinhas, itens pessoais,  brindes de pista, topo do bolo, e tudo mais que foi entregue durante o planejamento), depois liga para os padrinhos confirma a chegada deles na igreja (um pouco mais cedo para repassar o ensaio) e segue para a casa de festa para verificar a montagem.
Tem casa de festa que não precisa de auxílio, mas tem casa de festa que precisa de ajuda para montar a mesa de doces ou de lembranças, não é uma obrigação, mas a cerimonialista pode auxiliar.

*Esta é a forma que a minha equipe trabalha [a minha também!], pode haver diferenças nas atuações de outros profissionais, afinal cada um faz o que acha correto, o que acha que funciona para a sua empresa e para o seu cliente.

No dia do evento

- Acompanhamento na montagem do evento, verificando a entrega de todos os itens contratados conforme o contrato dos fornecedores;
- Assessoria no recebimento e montagem da mesa de doces, chá/café e lembranças (se necessário); 
- Assessoria para reposições de louças, doces, entre outros, durante o evento;
- Resolução de emergências e imprevistos caso haja falha nos serviços contratados (Falta de algum fornecedor ou algo entregue errado, ou ainda, não entregue a tempo).

A cerimonialista executa ainda o serviço de supervisão das dependências da casa: limpeza, louça, prejuízos. Não é nossa obrigação limpar o banheiro, repor os pratos ou limpar os cacos de um copo que quebrou no meio da pista, mas é nossa função informar o responsável e cuidar para que aquele problema seja rapidamente sanado sem prejudicar o evento.

Supervisão de higiene e limpeza das dependências do local;
Auxiliar na portaria do evento, que normalmente possui uma recepcionista da casa para receber os convites, conferindo a entrada dos convidados, recebendo presentes e encaminhado os convidados ao local da festa.

Execução dos procedimentos de recepção escolhidos - lista e contagem de convidados, encaminhamento à mesa.
Na hora da cerimônia a equipe de cerimonial chega antes ao local, também para conferir a decoração, conferir com os músicos as melodias que serão apresentadas, e montar toda a esquematização da atuação, recebendo os padrinhos, colocando lapelas, auxiliar com gravatas, echarpes, bolsas, etc... E claro explicar e ensaiar o cortejo. Além de reservar os bancos para os padrinhos, pajens, avós, e para quem mais os noivos solicitaram durante o planejamento.

- Execução de cronograma para a Cerimônia. 
- Reserva de bancos na igreja conforme a vontade dos noivos; 
- Recepção dos padrinhos e demais convidados na igreja; 
- Orientação ao cortejo de entrada e saída; 
- Orientação à entrada da noiva (retoques de maquiagem, auxílio com vestido e buquê); 
Encaminhamento dos noivos à sessão de fotos.
Então a equipe se desloca novamente para a casa de festas, e organiza toda a atuação dos noivos. Como a entrada, o discurso, a dança, o brinde, o buquê, etc.... Além de auxiliar na sessão de fotos, organizando e buscando no salão as pessoas que vão tirar as fotos oficiais com os noivos.

- Execução de cronograma para a Recepção. 
- Coordenação à dança dos noivos, o corte do bolo, brinde com pais e padrinhos, abertura de buffet, abertura da pista de dança; 
- Coordenação do horário de início dos serviços de buffet, bar, atrações especiais (se houver);
Na saída, somos responsáveis pela entrega das lembranças, verificação de tudo que sobrou da festa, encaminhamento das coisas dos noivos para o carro, etc...







- Entrega de lembranças e bem casados aos convidados;
- Verificação de bebidas consumidas junto ao buffet;
- Verificação de itens de decoração e checagem de quebras ou danos.
Como você pode perceber, além de organizar, a cerimonialista também confere a postura dos fornecedores e se tudo está de acordo com o que foi contratado. CONFERIR é uma das responsabilidades da cerimonialista. É o profissional que é os "olhos dos noivos" durante toda a festa, porque os noivos estão ocupados cumprimentando os convidados, conversando com os amigos e se divertindo. A cerimonialista resolve emergências do tipo: Convidados com dor de cabeça, alça do vestido que rasgou, sola do sapato que soltou, garçom que não chegou até as mesas do fundo, etc.


O que NÃO faz uma cerimonialista?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Cerimonialista não decora a festa, ao menos que ela também tenha a profissão de decoradora, mas a decoração não é a função do cerimonial. Cerimonialista não é a "chefe dos garçons", não serve mesa, não retira louça suja das mesas, isso é função da equipe de buffet e limpeza. Não é porque você contratou uma equipe de cerimonial que ela vai tomar conta das crianças da festa, não somos babás. Somos responsáveis pelo bem estar de todos. Se você desejar este serviço específico para as crianças é preciso contratar o profissional adequado.


Porque o título do texto é: Quando nem tudo sai perfeito!

Contratar uma cerimonialista não quer dizer que tudo será perfeito.
Cerimonialista também não faz milagre! 

Existem fatores além da responsabilidade de um profissional do ramo de cerimonial que podem prejudicar o evento... A cerimonialista é um maestro, regendo uma orquestra de profissionais que são os fornecedores do seu casamento. 
Se alguém não faz o seu dever,  isso afeta diretamente o conjunto da obra, mas é responsabilidade exclusiva de quem não o cumpriu. A cerimonialista coordena, mas não se responsabiliza pelo serviço do outro. Cada um que faça o seu!
Por exemplo, a comida e o serviço de garçom é responsabilidade do buffet contratado, portanto se faltar comida ou garçom para atender a demanda,  é responsabilidade do buffet e não da equipe de cerimonial.
Se você decidiu convidar mais pessoas do que a casa comporta, ou a casa está oferecendo menos cadeiras do que deveria,  não é responsabilidade da cerimonialista. A cerimonialista deve sim, informar à casa que faltam lugares,  e solicitar que ela providencie acomodações.


Por isso todos os fornecedores contratados devem ser de confiança e estarem aptos para executar o que se propõem. Contratar um profissional de buffet, decoração, ou até mesmo músico que você não confia,  e contar com a cerimonialista para resolver isso é uma tremenda furada!



A cerimonialista também não se responsabiliza pela conduta dos seus convidados. 


Distribuímos as lembranças civilizadamente. Tentamos evitar que as pessoas ataquem as mesas de doces, levem objetos para casa e todas aquelas atividades desagradáveis que todos nós sabemos que acontecem nos casamentos. Mas em nenhum momento vamos agir de forma ríspida ou tomar atitudes desenfreadas como revistar bolsos e enfrentar pessoas. Isso não é nossa responsabilidade. Podemos informar ao convidado que aquele vaso que ele está levando é alugado, que é da casa de festa, etc... Mas não vou arrancar nada da mão de ninguém. Não me responsabilizo pelo comportamento alheio. Isso inclui principalmente os familiares e os padrinhos do casal.

Cerimonialista não tem culpa das intempéries.
Só para ficar registrado: Se chover, a culpa não é minha! Eu até faço simpatia se quiser, mas nada é garantido. 
(Parece piada, mas já teve noiva chateada comigo porque choveu no dia do casamento! rs)


Quanto custa uma cerimonialista?


O preço é muito variável. Eu mesma hoje (2012) estou cobrando em torno de R$ 1.500,00 [valor exposto,  da Brides Assessoria], por todos os serviços que citei e expliquei acima. Mas existe uma diversidade de pacotes que geralmente as cerimonialistas oferecem (só cerimônia, só recepção... etc...). Eu não trabalho com pacotes, mas o preço pode variar de acordo com o local (se é muito longe ou fora da cidade, incide em taxa de deslocamento - combustível), e com o número de convidados (este implica diretamente no valor) pois, é de acordo com o número de convidados que monto o número da equipe (quantas auxiliares serão necessárias para trabalhar naquele evento).





PERGUNTAS QUE EU NORMALMENTE ESCUTO



Posso decidir ter uma equipe menor para diminuir o preço?
Não. A necessidade da equipe é o profissional que escolhe, a gente sabe quantas pessoas vai precisar para cada evento. Não dá para levar profissional a menos para baratear e atrapalhar o andamento do serviço. Enquanto  uma auxilia a sessão de fotos, por exemplo, existem outras tarefas para serem realizadas, como conferir o serviço de garçons ou conferir as músicas com o DJ.

Minha casa de festas já tem uma recepcionista na porta, preciso contratar a sua equipe? Não posso contratar só você?
Nós não somos recepcionistas. Toda a casa de festa possui uma recepcionista. E ela trabalha para a casa de festas não para a equipe de cerimonial. Na hora de distribuir os brindes na pista, ou de ajudar um convidado que passou mal, ou de buscar um padrinho para as fotos eu não posso contar com a recepcionista da casa de festas.



Porque você cobra taxa de deslocamento?
A taxa de deslocamento é algo existente em todos os orçamentos de todos os profissionais, mesmo que embutido. Ninguém vai cobrar o mesmo preço para fazer um evento na Região dos Lagos, do que usualmente cobra para fazer nos bairros mais próximos, por exemplo. A gente gasta combustível, ainda mais porque não é um local que a equipe compareça apenas uma vez e pronto. Tem reunião de decoração, montagem de layout e tudo mais. Eu só descrimino no orçamento o quanto é o meu serviço, e o quanto é o gasto pelo deslocamento da equipe. Nada mais justo.

A igreja já tem uma "senhora" que vai me ajudar no dia. Preciso de cerimonialista?
A "senhora" que abre a porta da igreja não é cerimonialista. Ela vai receber os padrinhos e formar uma fila. Se você acha que este auxílio já é suficiente, ótimo!


Porque a minha irmã, tia, madrinha, mãe, não pode ser a minha cerimonialista?
Eu sei que muita gente acha que cerimonialista não faz nada. Mas aviso: Cerimonialista trabalha bastante! É uma correria durante todo o evento. Além da sua amiga, ou familiar, não ser uma profissional acostumada com todos os pormenores, atividades, e imprevistos, comuns ao evento, ela é uma convidada e merece se divertir como todos os outros convidados, e não ficar preocupada com o número de bebidas que está sendo consumido, ou se tem alguém vomitando no banheiro.

E claro, não custa ressaltar, que é obrigação de  todos os profissionais que trabalharão no evento:

Ser simpático, solícito, agradável, tratar bem todos os convidados, agir com ética, honestidade, cooperar para que tudo saia perfeito. Mas isto não está incluso no orçamento. É gratuito."



Fonte: Por Mônica Lourenço - Brides | Assessoria e Cerimonial para Noivas




 É exatamente isso. Assino embaixo de cada argumento. 
Beijos no coração






*Matéria Originalmente publicada em 29 de Junho de 2012.

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