"Para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso." (Isaías 41:20).

24 de fevereiro de 2013

Cerimônia das Areias



Olá, Meninas.. E Meninos! rs

Hoje eu quero comentar sobre algo que eu não conhecia, nunca presenciei, mas achei a ideia muitoooooo interessante. É a "Cerimônia das Areias". Conversando com minha irmã do coração Giselle, que mora nos EUA, a respeito de coisas diferentes e inovadoras que venham ainda mais abrilhantar uma cerimônia de casamento, ela me falou deste costume já bastante antigo por lá. Que os americanos adooooooram manter a tradição, mas sempre com um diferencial. Talvez seja por este motivo que ficamos tão maravilhados com as cenas de casamento nos filmes, não é?! Eu, gostei. Alguns podem falar: ''Ahhhh... Mas brasileiro já tem mania de copiar tudo dos EUA mesmo; agora isso!" Bom... Cada pessoa tem um gosto, e assim podem querer ou não que faça parte da sua cerimônia; não é uma obrigação, não é?! rs Penso, particularmente, que independente de ser feito por lá e copiado por aqui, é algo que não vai alterar nem ferir em nada o caráter religioso do casamento; antes, um diferencial bonito e emocionante. Copiado sim, mas algo bom pelo menos. rsrs
É feito assim:


Na cerimônia religiosa, depois da bênção das alianças e antes dos cumprimentos, o noivo e a noiva recebem nas mãos, dois recipientes de vidro com areia de cores diferentes em cada; cores estas ao gosto deles. Fica a critério dos noivos a escolha da forma como estes recipientes chegarão a eles. Logo mais abaixo, os modos como pode ser feita esta entrega.



No altar, estará disposto próximo ao sacerdote/celebrante, um outro pote igualmente de vidro, de tamanho suficiente que comporte as duas areias dos frascos menores, juntas. Após receberem,  e diante do sacerdote/celebrante, os noivos virarão devagar suas areias  ao mesmo tempo dentro deste pote maior, enquanto o sacerdote/celebrante dita palavras relacionadas a juntar e não separar. Mesmo porque, depois de juntas, fica impossível separar as cores novamente, não é? Elas ficarão juntas para sempre, e a ideia, significado, é de que assim será com o casal também. Estarão se juntando neste dia e permanecerão juntos eternamente.  As palavras do sacerdote/celebrante podem ser combinadas previamente pelos noivos com ele, mas sempre tendo o cuidado de fazer a analogia com o que nunca mais se separa.  







E fica lindo os próprios noivos, à medida em que derramam as areias de seus respectivos recipientes em um único, dizerem-se palavras de amor de forma espontânea, traduzindo a felicidade de seu próprio coração. No final, o sacerdote abençoa o pote com as areias já misturadas e os noivos o levam para casa. O vaso se tornará um símbolo do casal e a mistura das areias coloridas esta união, pois assim como não se poderá mais separar os grãos coloridos, é impossível desfazer o laço eterno de união que se formou pelo casamento. Lindo não?

Existem quatro formas de se fazer a entrega das areias aos noivos:

  • Pelo Sacerdote, com os 3 vidros previamente posicionados no altar.
  • Pelos Pais, cada qual aos seus filhos, representando a união das duas famílias.
  • Por 2 casais de Padrinhos, um do Noivo e outro da Noiva.
  • Por um ''Garçon'' e uma ''Demoiselle'', que entram pela nave central do templo e entregam aos noivos no altar.


Cores e Significados das Areias

Preto - Mistério e fantasia, associado a sofisticação e luxo. Significa também dignidade. 

Branco - Paz, calma, pureza. Significa inocência e pureza.

Vermelho - É a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

Verde - Vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

Amarelo - Calor, luz , prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

Azul - É a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

Marrom/Bege - É a cor da Terra. Significa maturidade, consciência e responsabilidade; está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

Lilás - Significa espiritualidade e intuição.

Rosa - Significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

Dourado - Está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza; a algo majestoso.




Verifiquem de antemão, junto ao responsável pelo templo que vocês escolheram pra realizar a cerimônia, se é permitido, pois embora não fira nenhum preceito religioso de nenhuma ordem porque não pertence à nenhuma religião, não custa saber se pode. Perguntar não ofende, não é?! Apenas o responsável religioso, o Sacerdote/Celebrante por sua cerimônia, pode autorizar ou não seu feito; mesmo porque tem sua participação efetiva na bênção. 



Converse com seu Noivo/a a respeito, e se ambos desejarem e o Sacerdote/Celebrante permitir, façam. Vai enriquecer ainda mais este momento lindo e especial  da vida de vocês.

Beijocasss,









    *Matéria Originalmente publicada em 11 de Janeiro de 2012






    Um comentário:

    Anônimo disse...

    Ju Amei , achei um luxo
    vc sempre com novidades incriveis!
    bjs
    sucesso paz amor e sorte...
    Regina campos